Um quinto dos jovens até à idade de 25 anos no desemprego
700 mil pessoas no desemprego
300 mil pessoas sem subsídio de desemprego
A taxa de desemprego em Portugal, segundo a Eurostat, atingiu, em Novembro, os 10,3 por cento, ultrapassando a média da União Europeia (UE). Dados que evidenciam a urgência de uma política que combata o desemprego e a precariedade e demonstram a ineficácia das medidas do Governo.
«A precariedade continua a ser uma das responsáveis pelo aumento do desemprego, originando que em Portugal um em cada cinco jovens até 25 anos esteja desempregado», alerta, em comunicado, a CGTP-IN, frisando que «o modelo de desenvolvimento assente na precariedade, no trabalho desqualificado e mal remunerado precisa de ser abandonado, sob pena de levar ao agravamento das desigualdades e injustiças sociais».
De igual forma, as mulheres continuam a ser as mais atingidas, sendo Portugal o quarto país com maior taxa de desemprego (11 por cento) da UE (9,2 por cento). «Estes dados confirmam que o desemprego continua a aumentar, apesar da limpeza de ficheiros feita todos os meses pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional com o objectivo de esconder a verdadeira dimensão deste flagelo em Portugal e desmentem as teses do Governo de que o mesmo havia entrado numa fase de estagnação», acusa a Intersindical, que exige «uma outra política» que assegure e reforce a protecção social aos desempregados, «num momento em que mais de 300 mil não têm subsídio de desemprego.
Dados da CGTP 15-1-10
Sem comentários:
Enviar um comentário